Instituto Pensar - Guedes responde a críticas ambientais: “Essa é nossa terra”

Guedes responde a críticas ambientais: “Essa é nossa terra”

por: Eduardo Pinheiro 
Em evento organizado por centro de estudos norte-americano, Paulo Guedes se irritou ao responder perguntas sobre o desmatamento nas florestas brasileiras
Foto: Isac Nóbrega/PR

Em evento organizado pelo Aspen Institute, um centro de estudos de Washington, o ministro Paulo Guedes subiu o tom ao ser questionado sobre a política ambiental do governo do presidente Jair Bolsonaro. Preparado para responder perguntas sobre economia, Guedes atacou os EUA ao ser questionado sobre o desmatamento nas florestas brasileiras.

"Entendemos a preocupação de vocês (norte-americanos), porque vocês desmataram suas florestas. Vocês querem nos poupar de desmatar a floresta, como vocês desmataram as suas. Sabemos que vocês tiveram guerras civis, também tiveram escravidão, e só pedimos para que vocês sejam amáveis como somos amáveis. Vocês mataram seus índios, não miscigenaram”, afirmou o ministro.

O Aspen Security Forum é conhecido tem como público investidores, empresários, diplomatas e acadêmicos.

Guedes chegou a ser cortado em sua resposta final, quando lançou o argumento da soberania nacional para dizer que a Amazônia é um assunto que diz respeito ao Brasil: "Os militares estão dizendo, obrigado pela preocupação, mas essa é nossa terra. Não precisamos desmatar a Amazônia para produzir produtos agrícolas.”

Nos ataques proferidos ao país tão exaltado pelos patriotas bolsonaristas, o ministro citou o general norte-americano George Armstrong Custer, que morreu enfrentando índios nativos nos EUA. Segundo ele, "as grandes histórias de como matamos nossos índios são falsas” e diferente de Custer, os brasileiros são gentis.

Desmatamento no mundo

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, sigla do inglês Food and Agriculture Organization), a Europa possui 42% do seu território cobertos por florestas, a maior parte de projetos de reflorestamento iniciados depois da Segunda Guerra Mundial. Nos Estados Unidos, 32% do território são de florestas, que cresceram quase 3% nos últimos 30 anos.

No entanto, o Brasil faz o caminho contrário. As florestas brasileiras, que representavam 69% do território em 1985, passaram a ocupar 59% em 2018, segundo dados do MapBiomas.

Com informações do Estadão



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: